terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Bem-vindos ao Disco a Disco!

Esse é o tipo de iniciativa que nasce na espontaneidade das conversas de boteco, noites nada sóbrias, horas de papo furado (às vezes tratado até com muita seriedade), muita música rolando no som ou (melhor ainda) ao vivo.

Sou Caio, 25 especiais de fim de ano, moro no bairro da Liberdade, em SP, aquele mesmo, dos japoneses, junto com a idealizadora desse Blog, minha gata, que também vai escrever por aqui (e pode esperar que vem paulera). Estamos totalmente abertos a novos colaboradores, e em breve teremos novos membros.

O funcionamento do Blog é muito simples: cada blogueiro fará uma série (ou mais, quem sabe) de postagens sobre um determinad@ artista, banda, etc, de qualquer estilo, qualquer época e lugar, contanto que siga ordem cronológica (por favor, né galera) e de preferência termine a discografia toda, afinal, é essa a intenção do blog. Ok? Ótimo. ;-)

Bom, eu vou começar por um gaúcho de Caxias do Sul, grande compositor brasileiro que ficou meio que "preso" no circuito sulista, tendo pouca expressão aqui no Sudeste e outras regiões do país. O GÊNIO Nei Lisboa. Parece ruim (e realmente é!) que o Nei tenha ficado meio fora do mainstream da MPB mas essa "aura" regionalista que cerca a vida do cara deixou uma marca singular no trabalho dele. Simplesmente brilhante, original, meio Porto Alegre meio Berlim, meio Brasil meio Mundo. Por mais estranho que pareça, o Nei me ganhou com essa estética ambígua, contraditória, unindo o que existe de mais popular, regional, roots, ao que existe de mais global, pop.

No meu próximo post vou comentar o primeiro disco do Nei (primeiro de onze!), "Pra viajar no Cosmos não precisa gasolina", de 1983. Um disco incrível, um início de carreira experimental e viajandão. Até já!


Nenhum comentário:

Postar um comentário