quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Boas vindas - pte.2


Tudo começou depois que entrei na era da internet banda larga e descobri coisas como torrent.
Antes disso, ainda comprava CDs e/ou baixava músicas Mp3 avulsas (alguém aí falou Napster?).
Raras vezes, baixava um álbum completo. Quando valia a pena mesmo, eu preferia comprar.
Muito antes ainda, eu conhecia apenas uma  (ou poucas) música(s) de uma banda, ou artista. E corria, corria, quando tocava a bendita música no rádio, para apertar o "rec" do K7 e torcer para música rolar até o final e o locutor não começar a falar por cima.
Comprar, mesmo, só o vinil (ou LP) das bandas do "coração". E vários outros pechinchados e garimpados em sebos e usadões.
Por muito tempo, essas foram minhas fontes. Além dos infinitos K7s de gravações de LPs que os(as) amigos(as) emprestavam. É claro que nesse passo fica difícil conhecer - de fato - a discografia de um(a) artista.
Mas, voltando aos tempos de banda larga, assim que descobri que com apenas um link (torrent) era possível conseguir uma discografia inteira - com EPs, Singles, gravações ao vivo, gravações no chuveiro e tudo o mais - fui a delírio!
Aí então que percebi a importância de conhecer o conjunto da obra do(a) artista, e o quanto estive defasada neste quesito. Me dei conta, por exemplo, (pasme!) de que ainda não havia ouvido todos os discos dos Beatles faixa-a-faixa, embora meu pai tivesse, e ainda tenha, todos em vinil.
Eu nem mesmo sabia quem é que cantava em cada música, quais eram as composições de quem. Tinha dúvida quanto à ordem cronológica dos álbuns.

Enfim, a partir disso, não parei. Tenho me voltado a buscar discografias de artistas já conhecidos (as), bem como tenho buscado conhecer a obra toda dos (as) artistas novos - pra mim.
Qual não foi minha surpresa ao descobrir pessoas que também tinham esse interesse e essa preocupação. E foi assim que surgiu a ideia de um blog para compartilhar essas experiências e percepções. Mas isso pode ser história para outro(s) post(s)...

Sejam bem-vindos ao blog!
Em breve comento a discografia da minha banda eleita para inaugurar minhas postagens. Uma das bandas do coração, mas que nunca tive um LP sequer:
NIRVANA!


4 comentários:

  1. Baixamos torrents mais ainda compramos bolachões, rs

    ResponderExcluir
  2. Mas é claro.
    Nada, repito, NADA substitui o prazer de ouvir o atrito da agulha num bolachão.

    ResponderExcluir
  3. Eu tava na dúvida (JURO!) por qual banda começar, e você resolveu meu problema, hahaha. Manda ver com o Nirvana, Lud!! *---* \o/

    ResponderExcluir