domingo, 19 de janeiro de 2014

No More Kings - 2007

Em 2006 Pete Mitchell e Neil Robins começam, amigos de longa data, começam um projeto juntos, No More Kings. A banda de pop/rock com muita influência da cultura pop é sediada em Los Angeles e venceram o  7 º anual Independent Music Awards Vox Pop voto de melhor álbum Pop / Rock em 2007 com o disco de estreia.

O álbum: No More Kings:

As letras vão de zumbis à Super Máquina. Todas as letras contam alguma história inspirada na cultura pop, quase sempre dos anos 80 e 90.

As faixas:

1- Zombie Me: A música conta como o narrador da história morreu noite passada e agora é zumbi, ele conta como é se adaptar a essa nova vida de vagar por aí e achar cérebros para comer. A musica é um básico de guitarra, baixo, bateria e vocal bem marcado, com pequenos solos e uma batida leve, e a ótima piada dos zumbis na casa. Vídeo do youtube no canal oficial da banda: http://www.youtube.com/watch?v=TqPwWP1XXDo

2- Sweep The Leg: A melhor música do álbum. Conta a história de Johnny, aquele cara que acertou a perna do Daniel San em Karate Kid. Uma viagem pelas consequências do ato e a influência maligna do sensei do Cobra Kai. Com efeitos eletrônicos e uma batida mais rápida, com algo meio anos 70 essa é uma ´´ótima música para conhecer a banda, o refrão "Johnny, sweep the leg" é repetido muitas e muitas vezes. Se nunca escutou No More Kings recomendo que comece por essa música, mas veja o incrível vídeo, quase um curta metragem com o elenco original do filme: http://www.sweeptheleg.com/

3- Michael (jumping). Uma canção animadinha, bem pop sobre um tal de Michael, um solinho de violão e um refrão grudento "Jump in let's save the world". Se você tem menos de 30 anos e nunca assistiu Super Máquina (Knight Rider) é só isso. Mas se você conhece essa obra prima televisiva de David Hasselhoff essa é uma das músicas mais divertidas do álbum. Clip oficial: http://www.youtube.com/watch?v=tp6o5I99Idw

4- Someday é uma baladinha que começa com o que eu acho que é um ukulele, uma música mais leve com piano e vocal macio. Não achei nenhuma referência a que da cultura pop esta música conta, mesmo que cite MC Hammer, Darh Vader, Beast Boys. Um chute meu é que a música seja sobre o próprio vocalista e compositor, Mitchell, pois conta que ele falava com meias em caixas coloridas, e como Mitchell trabalhou para Jim Henson Company acredito que seja sobre ele mesmo, e como algum dia conseguiria superar e vencer na vida.

5- Grand Experiment : A música mais experimental do álbum, preste atenção na percussão, foi usada uma máquina de escrever durante a música toda. A guitarra puxando para uma batida meio blues ou algo assim também encaixa bem. A letra fala de um cientista, em um desses laboratórios de seriado de TV tentando descobrir o sentido da vida, e sem tempo para Playstation, talvez apenas um jogo.

6- Girl in The Sea: A música com a letra mais bela do álbum, conta uma história de lembrança da garota do mar, da viagem longe da terra e da solidão de ninguém acreditar em um segredo, mas tudo bem, ele tem a lembrança da garota do mar. Segundo a própria banda essa não é uma música sobre a pequena sereia, é exatamente sobre alguém que está longe de casa, no mar, e vê a garota do mar. Esta música tem muitos instrumentos, misturando violinos, percussão de sapateado, piano etc. Uma bela canção do mar. Acredito que a música mais lírica do álbum.

7- Leaving Lilliput: Numa pegada mais animada, algo com um pé no soul ou funk esta música começa com a narração do radialista de Lilliput e corta para Gulliver amarrado na praia, e vai alternado os pontos de vista entre o radialista e Guliver. Ótima música com ótima sacana na letra e ritmo de escutar mais de uma vez seguida.

8- About Schroeder. Está é uma curta canção de amor em voz e piano. Não poderia ter outro instrumento, já que é sobre o amor (não correspondido) de Sally Brow por Schroeder, que só senta lá e toca seu piano, e ela tenta ver o que ele vê enquanto toca. Estou falando de Schroeder e Sally do Snoop.

9- God Breathed: A história de Adão vivendo sozinho no paraíso, até deus criar a Eva para dividir a pista de dança com ele. Tudo isso em estilo disco.

10-  Mr. B: um rock com cara de anos 70 em várias partes sobre uma abelha chamada Mr.B que tem tudo planejado em sua vida, mas nunca encontrou o amor. Um dia, olha por uma janela e se apaixona, agora Mr. B não se incomoda mais com as coisas a sua volta, é o único na colmeia com a cabeça nas nuvens. Uma música legal com letra bonitinha, tem boas variações.

11- Old Man Walking: Uma música em violão, voz e percussão sobre um velho homem que leva uma eternidade para andar até a porta. A letra menos inspirada do disco.

12- Umbrella: Começa com piano e voz, entra as guitarras e vai alternando, uma ótima melodia com variações lentas e animadas. A letra é sobre sair na cuva, metaforicamente, como o cantor não precisa de guarda-chuva, ele gosta da chuva, ele aprendeu a dançar com Gene Kelly.

13- This: Uma balada em voz, violão, piano e algumas coisas de sopro. É a letra mais poética, menos descritiva do disco, talvez de todos os discos. É uma bela canção para fechar, mas um pouco mais desanimada que o resto do álbum.

Considerações finais: É um ótimo álbum de estreia, com músicas bem distintas e fácil de escutar, pode encarar como música ocasional ou para prestar mais atenção. Uma boa mistura de melodia, bom humor e uma introspecção bem de leve. Talvez pop demais para alguns.

2 comentários:

  1. Cara, sensacional essa banda. Os temas são geniais! Não sabia q tinha gente fazendo sons assim. Mto bom mesmo, ótima escolha

    ResponderExcluir
  2. "a narração do radialista de Lilliput e corta para Gulliver amarrado na praia, e vai alternado os pontos de vista entre o radialista e Guliver."
    Caraca! Quanta criatividade. kkkkk
    Esses caras são demais. Adorei!

    ResponderExcluir