sábado, 1 de novembro de 2014

Eminem 3 - The Slim Shady LP (1999)

Vamos dando sequencia a discografia do Eminem, que agora começa de verdade com o The Slim Shady LP


OBS: Antes de começar eu queria informar que algumas músicas eu não direi nada pois já disse no post do Slim Shady EP

Tudo virou de cabeça pra baixo. Eminem tinha ido para Los Angeles para participar de uma batalha de MC's de nível nacional na qual ficou injustamente em segundo lugar, perdendo pro mesmo rapper que o derrotou em outro campeonato de batalhas desse porte. Lá tinha feito a divulgação do Slim Shady EP, vendendo as fitas e entregando pra pessoas influentes. Conseguiu que fizesse um freestyle em uma rádio importante de L.A e Jimmy Irvine, da Aftermath Records de Dr.Dre, ficou impressionado e ligou pra rádio e pediu a demo do menino que tava rimando. Ele passou para Dr.Dre, que ficou impressionado quando tocou para ele, "Me dá isso daqui", disse ele quando ouviu. Eminem, que já tinha perdido todas as esperanças, quando volta pra Detroit, recebe uma ligação do Jimmy Irvine e depois do próprio Dre, falando que gostou da fita. 2 ou 3 dias depois, se encontraram e assinaram contrato, foram no estudio de Dr.Dre, e fizeram 4 musicas em 6 horas. Músicas que seriam as primeiras do The Slim Shady LP. Em' estava praticamente morando na parte de cima do Studio 8 em Ferndale, MI para fazer o resto do disco quando voltou de L.A, segundo ele rolava altas drogas no processo, entre elas ecstasy. Produzido pelo Dr.Dre e os Bass Brothers, lançado dia 25 de fevereiro de 1999, simplesmente fudeu e revolucionou o hiphop por completo.
  Uma curiosidade é que Em' nunca tinha pensado como a persona de Slim Shady se parecia, e Dr. Dre disse que precisariam de uma imagem, algo visual. Numa noite, ele estava tão feliz que assinou o contrato, saiu de rolê, ficou chapado, entrou numa farmácia e comprou água oxigenada. No outro dia acordou com o cabelo descolorido e foi pro estúdio com uma camisa lisa branca e calça jeans. Dr.Dre olhou e disse "É isso! Essa é a imagem do personagem" e Em' adotou-a partir dali.

O álbum começa com a skit irônica Public Service Announcement aonde o Jeff Bass faz um anuncio publico antes de começar o álbum, onde ele diz que os pensamentos contidos no álbum estão totalmente fudidos e não são necessários ninguém dar opinião, mas de qualquer forma, também não é pra interpretar como se fosse brincadeira, crianças não devem escutar e Slim Shady não é responsável pelas suas ações e ao comprar o álbum, você concordou de não tentar nada em casa. No final ele diz; "Mais alguma coisa?" e o Em responde ironicamente "Sim, não use drogas". A zoera é indomável desde a primeira faixa.

My Name Is - Por onde eu começo?- Um dos clássicos do Eminem e até hoje tocada em shows, abre o álbum introduzindo a Slim Shady persona da forma mais violenta e pop possível. Produção do Dr. Dre que é simplesmente formidável e a química entre os dois foi perfeita, aliás, essa foi uma das músicas que foi feita nas primeiras 6 horas produção como já citado. Nas palavras do próprio Marshall "My Name Is era o meu Oi para o mundo, e também o meu foda-se pro mundo também, então eu não entendi muito bem porque fez tanto sucesso" a controvérsia com homofobia e misogenia e de ser uma "má influencia pros jovens" começa aí, bom, eu escrevo para fãs do Eminem, eu não preciso ficar explicando porque não tem nada a ver né? Ele só tava sendo violento acertando contas com o mundo e o próprio passado expelindo toda a raiva possível, quem é inteligente pode ver a diferença entre música/comédia e opinião séria e pessoal ok? Ok. Próxima música.


Guilty Concience nas palavras do próprio Eminem, "é uma música de conceito, onde você tem o anjinho e o diabinho e que hoje nos USA parece que só o diabinho vence a batalha". Em cada verso você tem um personagem diferente, e uma situação diferente, aonde é apresentada por um suposto apresentador de TV. O Dr.Dre que é a parte da consciência boa dos personagens, e Slim Shady que é a parte má ficam se degladiando e tentando convencer o personagem a fazer o que eles estão dizendo, aonde no final do terceiro verso/situação, o Dr.Dre concorda com o Slim e a parte má vence. O clipe ajuda no entendimento. Mais uma produção do Dr.Dre fora de série e faz parte das primeiras músicas que criaram em estúdio.


Brain Damage é uma das minhas preferidas, porque o tom de vingança é tão sutil que dá vontade de chorar. Conta a história (verdadeira) de quando Eminem tinha 10 anos de idade sofria bullying pra caralho de um menino (que até ele fala o nome do cara na música, D'Angelo Bailey, que depois virou lixeiro - que ironia - processou o Eminem pela música mas perdeu) na escola. Batia nele, trancava em armários e etc. Um dia, o bully ultrapassou todos os limites aonde ele bateu nele até sangrar e tacou algo pesado na cabeça dele dentro de uma bola de neve. Eminem teve uma hemorragia cerebral e ficou em coma por 10 dias e quase morreu. Durante a recuperação ele teve que reaprender as funções motoras, desde andar até amarrar os sapatos. Na música ele conta em detalhes como as coisas aconteceram, até ele inventar uma parte da história onde batia nele de volta,e como a mãe dele ficava com raiva dele de estar estragando o tapete com o sangue que tava pingando dele durante a recuperação, e até de estar desacreditando dele de estar meio grogue achando que estava usando drogas. No refrão, que é a parte mais legal ele diz "Dano cerebral, desde do dia que eu nasci, drogas que diziam que eu usava, todos diziam que eu não sabia o que tava fazendo, e agora todo lugar que eu vou tá tocando minha música"... CHUPA MUNDO.

A skit Paul é somente um recado na caixa postal do Eminem deixado pelo seu empresário Paul Rosenberg falando que ele recebeu a cópia do álbum e achou genial.

If I Had e '97 Bonnie & Clyde (que é a capa do album) aqui

Bitch é outra skit de caixa postal supostamente um recado recebido por uma fã dizendo que Eminem é a coisa mais nojenta que ela poderia ter ouvido na vida hahaha

O álbum segue com a clássica Role Model numa das melhores produções dos Bass Brothers, Em' destila o ódio de uma forma mais intensa e ainda mais humor negro do que a My Name Is, com o tema irônico de ser o modelo de comportamento para os jovens, enquanto diz absurdos e fala para não tentar isso em casa. No refrão cortante ele grita "Vocês não querem crescer para ser que nem eu??" Acho que a partir dessa música a controvérsia com homofobia ficou mas intensa. O clipe:

Lounge é uma das melhores skits que o Em' já fez na carreira. A skit mostra como se fosse um grupo de amigos bêbados cantando na sala de estar durante uma reuniãozinha get together qualquer. Aliás o grupo de amigos, incluindo o Eminem, tá cantando o refrão da próxima música de uma forma mais lenta que é a ...

My Fault é a história da "Susan, uma viciada em heroina que acabou de parar de usar" e de como sem querer ele coage ela para usar cogumelos enquanto o proprio Slim tá drogado, e de como ele se arrepende depois pelo fato de ela morrer (ou quase) por causa disso. Parece tenso o tema da musica se falo assim, mas ela é bem da zoera e bem dançante, com certeza uma das musicas mais bregas do disco, porque é mt upbeat e feliz com um tema tão nada a ver. No final ainda conseguimos ouvir o Em' interpretando que está chorando e gritando "Susan, por favor acorde! ce não tá morta, não tá morta..." hahaha

Ken Kaniff só tem skit de ligação telefonica nessa porra desse album! É ai que o Em' introduz o personagem homossexual louco do Ken que é obcecado pelo ele de todas as maneiras, e aí ele faz uma ligação bem bacana para ele, é impossível não rir. Se você não gosta de Rap e entende inglês vale a pena ver só pelas skits, sério.

Cum On Everybody numa tradução livre é "Gozando em todo mundo" mas ao mesmo tempo é um trocadilho com "C'mon Everybody" - Venham todo mundo" é bobo mas é engraçado, essa musica é a mais dançante do album e eu digo que ela é a irmã da Drug Ballad do The Marshall Mathers LP. Ele é tão louco que a primeira linha é "Minha cor favorita é vermelha como o sangue do Kurt Cobain quando ele se matou" e entre outras como "Eu to pouco me fudendo e meu dedo do meio travou". lol

Rock Bottom junto com a Still Don't Give A Fuck com certeza ela é a melhor música original do álbum. Depois de ter ficado em segundo lugar no Rap Olympics em L.A em 98 Em' ficou muito puto e tão pouco tinha um puto no bolso e uma filha pra criar. Tava no fundo do poço, como a proprio titulo diz. Com o tom mais sincero e lindo possível, ele destrincha como é ser pobre e fala da situação que ele está passando. No começo da música dedica ela para "Todas as pessoas felizes que tem vidas muito boas e que não fazem ideia de como é ser pobre pra caralho" no refrão ele diz "É o fundo do poço quando você fica bravo o suficiente pra matar, mal o suficiente pra roubar, se saco cheio o suficiente pra gritar, e triste o suficiente pra chorar". Realmente é lindo, e a voz dele na demo dela tem um tom triste e chega até ser melhor que a original, apesar de eu preferir a original. Confira:



Soap eu não sei nem porque foi feito e nunca entendi o sentido dessa skit. É "soap" porque vem de "soap opera", novela em inglês. É realmente uma imitação de novela com falas e tudo. E ela não tem muita ligação com a música seguinte as far my concern. Sério se um dia eu descobri que porra de sentido tem essa skit eu venho aqui e edito o post hahaha.

As The World Turns eu gosto bastante dessa música porque ela tem um tom mais sério e ela pode ser interpretada de duas maneiras. No refrão e na introdução ele fala de como o mundo gira e como temos que passar por dificuldades mas que depois essas coisas passam e nos deixam mais forte. Entretanto nos versos ele narra situações bizarras como matar vadias e uso de drogas e etc esses tópicos normais do Slim Shady LP. Então das duas uma, ou ele tava falando sério sobre que o mundo da voltas e os vacilão roda ou ele tava usando isso ironia, que as situações que você tem passar no dia a dia são essas bizarras que ele narrou nos versos, sinceramente eu não sei fica a critério de vocês.

I'm Shady é com certeza uma das músicas mais brega da carreira inteira dele. Dançante, tongue in cheek, catchy e até feliz em alguns momentos, ele desenvolve do que é ser o Slim Shady escrevendo as coisas mais zuadas que você pode imaginar, o refrão ele diz "Eu tenho cogumelos e sou seu amigo" a primeira linha do segundo verso é "Eu gosto de varias coisas, gosto de abelhas, flores e arvores, eu gosto de pessoas e coisas que me deixam feliz" É tão zuado que chega a ser engraçado e esse fela da pulta ainda consegue ser foda do mesmo jeito. Ah, aliás, essa música também tem a versão demo dela:

Bad Meets Evil, ave maria essa música é muito peso. Junto com o seu amigo e rapper desde da epoca do Slim Shady EP, Royce Da 5'9 e Eminem fazem uma parceria matadora e competitiva rimática nessa música. Com o tema de velho oeste, há uma introdução de um cowboy falando de que haviam dois foras da lei, "O Mal eo Ruim" os mais rápidos com a pistola e que nenhum xerife conseguiam para-los, e que no silencio da noite "você ainda conseguia ouvir os passos de Slim Shady e Royce da 5'9" E ainda a degolação começa, a produção dos Bass Brothers dá vontade de chorar de tão bom, além de tudo, essa música tem uma das minhas rimas preferidas do Em' "Eu não sou uma pessoa real, eu sou um fantasma preso na beat" e "E eu não consigo rimar mais porque eu assassinei o alfabeto". O Royce também não fica pra trás com "Eu sou tão rápido que eu me mataria e ainda daria tempo de matar minha alma depois de morto". Esses caras não dá.

Still Don't Give a Fuck fecha o álbum começando com passos e um barulho de chuva aonde ele diz "Muitas pessoas me perguntam, se eu tenho medo da morte, claro que eu tenho, nao quero morrer ainda... muitas pessoas pensam que eu adoro o diabo e faço todo tipo dessas coisas retardadas... mano, eu não posso mudar o jeito que eu penso e nem o jeito que eu sou, se eu te ofendi... daora, porque eu continuo pouco me fudendo" e aí começa a sangueira numa beat linda e soturna com barulho de chuva atrás do Bass Brothers e rimas cortantes se o Eminem estava pouco se fudendo antes agora que ele não está mesmo, como citado antes, junto com Rock Bottom a melhor do album.

The Slim Shady LP foi a introdução faminta e louca do Em' ao jogo do Hip hop mundial. Com isso, ganhou respeito e admiração de milhões e problemas, processos e muito ódio de muitos também, incluindo a sua família. Do jeito mais insano possível, mudou o Rap pra sempre com a sua estréia e deixou sua marca como um dos melhores álbuns de todos os tempos, porque o melhor álbum de hip hop de TODOS estaria pra vim no ano seguinte, o The Marshall Mathers LP, a melhor vingança planejada já feita. Mas isso é pra outro post (que vai dá trabalho pra caralho puta que me paril).

O álbum inteiro pra quem quiser:



Decidi que vou colocar a apresentação que eu mais gosto da época do album, nessa época o Em' tava sob influencia de muitas drogas, altos stage dives e tava monstro no mic, então tem várias mas uma das mais legais são essas:




E essa de My Name Is que ele abaixa as calças no palco e fica roçando nas dançarinas:




Um salve pra galera do grupo do Face Eminem Brasil que tá acompanhando os posts!
Até o próximo!

Um comentário:

  1. Bem na hora de fazer a análise do melhor álbum do Eminem você parou... The Marshall Mathers LP, puta disco foda que merecia uma análise tua.

    ResponderExcluir